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A Rádio Nova Cidade esteve presente, no dia 16 de janeiro, à coletiva com a imprensa promovida pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O encontro teve como objetivo estabelecer uma padronização na comunicação a respeito das obras de travessia urbana de Juazeiro.
As obras seguem em andamento, a previsão inicial era de que as alterações nas alças começassem na última segunda-feira, dia 13. Uma equipe composta por operários e máquinas foi mobilizada, e há uma programação detalhada a ser seguida. Contudo, segundo o diretor do DNIT, Roberto Alcântara, ajustes nos planos têm sido necessários devido a fatores externos, especialmente as condições climáticas adversas, como as chuvas.
“De todo modo, a expectativa é de que as intervenções nas alças de descida (Petrolina\Juazeiro) se iniciem no dia 22 de janeiro, com conclusão até o final do mês ou início de fevereiro, para liberar o tráfego. Em seguida, as obras seguirão para a Alça de subida (Juazeiro\Petrolina), a finalidade é alongar as alças e garantir que o tráfego na Ponte Presidente Dutra não seja interrompido durante a execução das obras”, afirmou Alcântara.
Intervenções
Durante os primeiros dois meses, a banca da ponte permanece em funcionamento sem alterações significativas, as intervenções ocorrerão exclusivamente em janeiro e fevereiro somente nas alças. A demolição da banca da Ponte Presidente Dutra é apontada como uma das maiores preocupações nas obras em andamento. Segundo o DNIT espera-se que esse processo cause transtornos consideráveis “É bastante previsível que haja um impacto maior. Desde o início de 2024, estamos nos preparando para mitigar os efeitos do ponto mais sensível dessa obra”, comentou.
A conclusão da obra está prevista para o início de julho de 2026, mas o prazo depende de diversos fatores, como a não ocorrência de intercorrências imprevistas. importante frisar que projeto atual contempla a instalação de iluminação em todos os viadutos.
No entanto, a iluminação da BR-235 não está prevista no projeto, uma vez que essa responsabilidade não recai sobre o DNIT. “A iluminação de rodovias federais, como é o caso da BR-235, não é atribuição do DNIT. A responsabilidade pela iluminação dos trechos urbanos é dos municípios”, explicou o diretor.
Passarelas e ciclovias
Ao ser questionado sobre possíveis passarelas e ciclovias, Roberto expõe que estão sendo criados diversos pontos de acesso, no entanto, o projeto não prevê a construção de passarelas. “Embora não haja passarelas no projeto, ele contempla passeios ao longo de toda a extensão das rodovias, não por cima, mas por baixo”, explicou o diretor, acrescentando, “apesar da intenção política de construir ciclovias, não temos espaço físico suficiente para isso.
O projeto original das obras de requalificação da BR-407 e BR-235 não prevê a construção de ciclovias e passarelas, elementos essenciais para a segurança e mobilidade de pedestres e ciclistas. Apesar de o DNIT garantir que a ausência desses itens não causará prejuízos às futuras etapas de construções em projetos futuros.
Por Amy Ferreira, estagiária de jornalismo
Lidiane Souza, jornalista supervisora